terça-feira, 17 de maio de 2011

Comentário do texto: "Indústria cultural e cultura de massa"

   Segundo o dicionário arte é  maneira de ser ou agir, conduta, habilidade, ciência, talento, ofício. Todos sabemos, que hoje a arte é algo da nossa cultura. Cultura essa, que foi sendo formada ao longo de muitos anos. A partir do século XIX e graças ao capitalismo a cultura na forma de arte foi sendo restrita a elite. A elite por sua vez, teve que inventar uma cultura massificadora para população, ou seja, uma cultura em massa e indústrial, pois com a cultura voltada para arte, ela não lucrava e ainda fazia com que a população tivesse acesso ao pensamento,  a reflexão e a crítica, podendo a elite perder seu domínio sobre  o "povo". A elite detentora dos meios de pensamentos e pertubações consegue um domínio incrível sobre o povo, desenvolvendo a maior e mais eficaz indústria cultural já existente, a televisão.
   A televisão é o principal meio de comunicação existente, ela consegue desaparecer com as barreiras; informa de tudo que acontece no mundo; conhecer todos os produtos do mercado e então poder escolher qual queremos comprar, não é verdade? infelizmente, sinto informa-los que tudo isso, não é verdade. A televisão só rompe as barreiras e informa de tudo que acontece no mundo, quando é favorável ao seu lucro ou que por falta de conteúdo é insignificante. Com relação a livre concorrência, ela não existe, o que existe é um monopólio dos detentores dos meios de produção, mas só, dos mais poderosos. 
   Até os dias atuais a elite tem conseguido manter a população obediente e afastada da arte que causa inquietação, podendo até ocasionar uma revolta ou uma reviravolta nos cargos da sociedade. Este afastamento de se deve ao fato de atribuir valores altíssimos as obras de arte. Enquanto que a indústria cultura e de massas tem estado cada vez mais presente nas casas de cada cidadão.  
   
Texto: "Indústria cultural e cultura de massa" de Marilena Chauí no seguinte Blog:
http://viverafilosofia.blogspot.com/2011/02/industria-cultural-e-cultura-de-massas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário